quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O que procurar nos rótulos dos produtos capilares- Parte 1-Cabelos normais


São tantas as ofertas de produtos para cabelos que ficamos perdidas diante de tantos compostos benéficos e fica aquela dúvida de qual seria mais apropriado para o seu cabelo. Pantenol ou queratina? Vitamina A ou Ceramidas? No fundo a gente não entende bulhufas e acaba levando por achar que faz bem. Mas a verdade é que cada cabelo precisa de substâncias específicas e reage melhor a cada uma delas. Tem gente que fica com os cabelos lindos depois de uma aplicação de queratina e já uma outra pessoa vai sentir o cabelo ficar duro e áspero ao toque. Para que isso não aconteça mais com você, eu vou ensinar o que cada tipo de cabelo precisa, o que procurar nos rótulos para o seu cabelo e de bônus uma máscara de hidratação capilar caseira específica para cada tipo. Cada dia um tipo de cabelo será selecionado para receber um post completo.

Para testar, lave os cabelos e deixe secar ao natural. No dia seguinte avalie o aspecto do fio da raiz às pontas.

-Se as pontas estão ressecadas e existem sinais de pontas duplas ou quebra de fios, seu cabelo é ressecado. Geralmente quem tem cabelos cacheados tem cabelo seco, quem usa tinturas ou descolorações também.
-Se ficar oleoso só na raiz e seco nas pontas, o seu cabelo é misto
-Se ficar oleoso por inteiro ou ficar oleoso antes mesmo de chegar no dia seguinte, seu tipo de cabelo é oleoso.
-Se você pinta o cabelo procure informações no post para cabelos tingidos.

-Se você tem cabelos étnicos, seu tipo capilar é crespo.


Hoje vamos falar de cabelos normais!


Para começar, como definir um tipo de cabelo como normal? O cabelo normal é aquele que não fica oleoso rapidamente e não apresenta aspecto ressecado. Geralmente os cabelos normais são cabelos virgens, pois com o uso de tinturas e outras químicas, os cabelos normais tendem a ficar ressecados.

Caso o seu cabelo seja normal, procure produtos e tratamentos para o cabelo que ofereçam algas, ceramidas, derivados de silicone e lanolina, pantenol e proteínas.


Para hidratar em casa, que é uma excelente opção, já que hidratações caseiras trazem alta concentração de nutrientes puros, anote a receita:


Ingredientes: meio abacate maduro e 1 clara de ovo


Modo de fazer: bata os dois ingredientes no liquidificador. Aplique sobre os fios molhados após o shampoo. Deixe por 20 minutos sob o efeito de uma touca térmica ou toalha morna. Enxágue bem e não passe condicionador ou creme.


Quando fazer: 1 vez por semana.


Amanhã falaremos de cabelos secos, não perca! =)

Nenhum comentário: